quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Dicas para empreendedores: 5 erros a se evitar ao lidar com a informação


As novas empresas têm, geralmente, um caminho muito complexo para atravessar até se estabelecer no mercado. São diversos desafios que colocam à prova todos os envolvidos na gestão das empresas. Estes desafios podem ser superados com mais facilidade quando a empresa possui informações precisas e úteis para antecipar ou responder, de forma apropriada, os seus desafios.
As informações são um dos ativos de maior importância dentro da empresa. Com um banco de dados expressivo é possível se antecipar ao mercado e, consequentemente, satisfazer com maior qualidade os desejos dos clientes, em outras palavras, informação pode ser convertida em maiores vendas e maior lucro.
Porém, as novas empresas cometem alguns erros no momento de desenvolverem uma estratégia para captar informações. Vou destacar neste post 5 destes erros, confira:
1 – Não buscar informações relevantes: Mais importante do que obter informações para sua empresa são os dados serem relevantes ao seu negócio. Não adianta você ter um banco de dados completo com dados sobre o mercado leiteiro, por exemplo, se você não possuir vínculo algum com este mercado. Os dados são transformado em informação apenas quando possuem relevância para você.
2 – Não utilizar a informação como parte fundamental de sua estratégia: Sua empresa, por menor que seja, precisa se esforçar na captura de informação relevante para ela. Grandes empresas possuem departamentos inteiros de inteligência, pois reconhecem a importância das informações para sua estratégia. Então dedique parte dos seus esforços e recursos para coletar os dados relevantes e transformá-los em informações a serem utilizadas em seu planejamento.
3 – Mais importante que criar um banco de dados é usá-lo: Já vi empresas com excelentes bancos de dados, com informações extremamente relevantes e não utilizarem nada disso. É quase um crime não se utilizar de tais informações. Seu banco de dados deve ter um propósito e, com isto, gerar informações úteis para os diversos departamentos da empresa.
4 – Não buscar dados relevantes junto a fornecedores: Seus fornecedores possuem, geralmente, excelentes bancos de dados recheados de informações valiosas sobre o mercado. Porém, por diversos motivos, não solicitamos nenhuma informação a eles, o que é um grande erro. Tenha seus fornecedores como parceiros estratégicos do seu negócio, compartilhe dados com eles e solicite dados ou um caminho para encontrá-los sempre que possível.
5 – Ignorar seus colaboradores: Seus colaboradores, com o tempo, tornam-se algo como uma esponja umedecida de informações úteis para seus processos e atividades no mercado. Porém, uma parte das empresas ignoram isto, buscando fora da empresa informações que estão dentro dela mesma, outro grande erro. Crie ferramentas para motivar os funcionários a registrar diferentes dados que eles mesmos coletam, isto pode ajudá-lo e muito em processos decisórios no futuro.

http://www.sobreadministracao.com
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